segunda-feira, março 27, 2006

FOOLISH LOVER´S GAME




Hoje todo mundo acha que o supra-sumo da veadagem cinematográfica é Brokeback Mountain, e sábado eu me dei conta do quão obsoleta está essa turma. Foi quando tive a oportunidade de rever o filme mais absurdamente homossexual de todos os tempos: Top Gay, ops, Top Gun. Na vera, rapaziada: os caubóis iriam C-O-R-A-R ante a boiolagem que se desenrola no filme de Tony Scott e que versa sobre machíssimos pilotos de caça da marinha americana.

A história todo mundo conhece: Pete "Maverick" Mitchell (Tom Cruise) é um piloto talentoso mas ao mesmo tempo confuso e rebelde, sempre insurgindo contra a ordem, refletida em seus comandantes. Mandado à escola que cuida de treinar os "melhores para serem ainda melhores", a tal Top Gun, ele bate de frente com o também piloto Tom "Iceman" Kazanski (Val Kilmer), num conflito onde sobra tensão sexual (encaradas firmes, indiretas, etc). Os mais afoitinhos deduzem que Maverick está confuso com relação à própria sexualidade e que por isso é tão chucro. Para mim isso não significa muita coisa. O que eu acho mais engraçado é a imagem essencialmente gay que o diretor tenta passar em várias cenas, como naquela célebre onde Maverick e Goose (seu parceiro) estão jogando vôlei de praia contra Iceman e Slider (parceiro deste). É um desfile de corpos suados e de explícita "amostração", tudo embalado ao som de uma música em cujo refrão se ouve "I´ll be playing with the boys".

Também há várias cenas em que a estética homoerótica dá as caras, como na hora do banho (todos de toalhinha na cintura, como o personagem Wanderney, do Casseta & Planeta). Sim, mas aí você me diz: "Pô, o cara pegou a gatinha do filme!". Ainda bem, pois se eu tivesse visto o filme pela primeira vez depois de adulto pensaria sinceramente que ele fosse se esbaldar nos braços de Iceman ao som de "Take My Breath Away".

Como bom xereta eu pesquisei sobre o assunto e me dei conta de que essa aura gay em torno de Top Gun é uma coisa meio mitológica na indústria do cinema. E achei num site ótimas frases em que a galera A-R-R-A-S-A:


Hey man we could of had him! Hey we could of had him man!

I was invaded!

Move your ass get up here! I'm engaged!

Woods been hit! Woods been hit, shit, Woods been hit!

Ok Wood I'm taking the lead

You up for this one Maverick?

No, no, no - there's two O's in Goose boys!

Okay Mav, lets turn and burn! (Essa é ótima...)

We're in his Jet Wash!

He's going vertical, then so am I! (Muito boa também...)

Get your butts above the hard deck. (Uma das melhores...)

I'm not going to sit here and blow sunshine up your ass.

Bullshit ten minutes! This thing will be over in two minutes - get on it!

Hard deck my ass, we nailed that son of a bitch!

Splash that sucker, yeah!

'Goose whose butt did you kiss to get in here?'... 'The list is long but distinguished'

"You can be my wingman anytime".... "Bullshit, you can be mine"

I want somebody's butt, I want it now, I've had it! (Caraca...)

And the killer line:
God it that's twice, I want some BUTTS!!!

Nenhum comentário: